MedeirosNeto.Com

Boteco prime
Sertanejo Fest
Pedreira Resende
Casa do Pão
Posto Deca Lopes
Zé Carlos e Silvânia
O Ribeirão

Na área onde o córrego de água fria lança nas águas no rio Itanhém, fôra criado o comércio de Água Fria.

O rio Itanhém, na boca do povo chamado rio de alcobaça, nasce na serra do Pam-Pam, o côrrego de água fria, seu afluente esquerdo, nasce na serra de Ibirajá. 

A primeira casa à beira da barra de água fria fora construida pelo senhor Gaudêncio Gangá em 1928, perto da Igreja velha.

Água fria fora batizada "Medeiros Neto" em homenagem ao Senador Dr. Antônio Medeiros Neto, líder da maioria do governo de Getúlio Vargas no senado.

Fôra criado o Distrito de Alcobaça em 1954. Desmembrados do município de alcobaça em 14 de agôsto de 1958, os novos municípios de Medeiros Neto e Itanhém.

Foram emancipados por Decreto número 1031. Passaram a ter existência legal a partir de 29 de abril de 1959, data da posse da primeira Câmara de Vereadores do Município e consequinte a posse do Prefeito Municipal sendo o primeiro Prefeito respectivamente o Sr. Jadi Teixeira de Freitas e o Sr. Celso Neves da Silva. 

Informativos:

• A praça 7 recebeu esse nome devido a ter 7 saidas. Rua Santo Antônio, Rua Paraná, Rua do mercado, Rua Teixeira de Freitas, Rua Camilo Prates, Av Oscar Cardoso e Rua Bahia.

• A primeira mulher a chegar na Vila do Água Fria foi dona Joana Mariana dos Santos, esposa do 1º fazendeiro o Sr. Venceslau Falador.

• O Padre Emiliano foi o 1º Sacerdote e Dr. Newton Paixão Faria o primeiro Médico da Vila do Água Fria.

• Rua Santo Antônio foi a primeira a ser calçada. A primeira pedra foi colocado por Deoclécio Pereira Sobrinho em 1966 e está em frente a casa do finado Tim Maia.

• O 1º Fotógrafo ambulante foi Manoel Correio que faleceu em desastre automobilístico em Pedra Azul-MG. Já o 1º Fotógrafo residente estabelecido foi o Sr. José Rex na rua São Bernado n 44 (Foto Rex) que chegou em Água Fria em 1952, nascido em Itapebi-Ba.

• O 1º bar da cidade foi o “Bar do Wilbur” do Sr. Wilbur onde hoje é o Supermercado Turmalina. No bar tinha um motor que fornecia energia ao bar.

• A termoelétrica de motor a diesel cartepilha de 45 cavalos que fornecia energia para toda Água Fria, funcionava das 18:00 hrs às 22:00 Hrs.

• A primeira serraria era a “Serrafria”, na época o eletricista era Cristiano Otoni.

• O 1º Cinema foi instalado em 1951 pelo Sr. José Brito onde hoje é o Banco do Nordeste.

• A primeira Igreja Batista foi edificada por Pacífico Monteiro da Costa em 1951 na rua São Bernado.

• O primeiro taxi foi de Joel do Taxi.

• A primeira Padaria foi de Antonio Cândido na Rua Santo Antônio.

• A primeira prefeitura foi instalada na Av Oscar Cardoso onde Hoje é a Padaria Pão de Mel.

• O primeiro Guarda de Trânsito foi Jaime Ramalho Nóbrega.

Curiosidades:

O nome Medeiros Neto foi transformado pelo próprio ex-Senador em sobrenome de família de seus filhos, que os transmitiram às gerações seguintes.

Contudo, essas informações não foram levadas em consideração quando da criação do município de Medeiros Neto, na Bahia, em 1958.

O pai do cantor Gilberto Gil, Dr. Gil, residiu na Vila Água Fria no período de 1949 à 1952 na rua Conçeição frente a casa do Sr. Nilson Costa.

O Cantor Gilberto Gil vinha passar as férias em Água Fria de avião para Caravelas de onde pegava o trem para Nanuque-Mg onde vinha de carro até Água Fria.

A esposa do Dr. Gil lecionava no Grupo Escolar Municipal Oscar Cardoso.

Email de Ismael Medeiros ao medeirosneto.com

"Vale resaltar que no histórico sobre a emancipação da Cidade de Medeiros Neto há um um equívoco.O Senador Medeiros Neto morreu em Itaberaba -Ba em 1948. Quando Oscar Cardoso apresentou o projeto de emancipação o nome Medeiros Neto, foi sugerido por João Garcia marido de D.Sinhá que tinha a pensão em Alcobaça. Eu era criança e ouvi a conversa de Tio Manelzinho, meu pai Grinaldo, Dozinho, Celso Neves e Jõao Garcia que tinha um telegrama na mão. Nessa conversa falaram sobre Agua Preta que já existia e seria chamado de Itanhém."

"Estes relatos foram feitos por moradores antigos da cidade, qualquer erro, equivoco, por favor entrar em contato conosco"