Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Vereda

Saúde mais próxima do cidadão e ações de proteção social às comunidades mais distantes de Vereda

Imagem de destaque da notícia

A Prefeitura Municipal de Vereda acabou de concluir as obras de revitalização de todos os seus PSFs instalados no município. Sete Postos de Saúde da Família foram ampliados e receberam novos recursos técnicos.

Saúde mais próxima do cidadão e ações de proteção social às comunidades mais distantes de Vereda

Achegada de três médicos do programa “Mais Médicos” do Governo Federal, contribuiu no reforço do atendimento na saúde pública no município, especialmente no interior que passou a ter profissionais mais frequentes nas suas unidades de saúde à disposição da comunidade. O município tem investido na saúde pública e no trabalho preventivo, além de possuir a pactuação com os hospitais de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itanhém.

A finalidade da administração municipal é que haja mais ações multiprofissionais com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e na manutenção da saúde da comunidade para que se cumpra os princípios fundamentais da atenção básica que são a integralidade, qualidade, eqüidade e participação social.

saud1

O secretário de Saúde, André Luiz Vaz Sampaio, destaca que a Secretaria Municipal de Saúde monitora e atende a demanda da população para que a saúde e o equilíbrio esteja mais próximo do cidadão. E ressalta que promover saúde e contribuir para melhoria da qualidade de vida das pessoas são os principais objetivos da administração do município de Vereda. A Secretaria de Saúde desenvolve programas diversos de bem-estar, desde marcação de consultas e procedimentos cirúrgicos, até o ato preventivo que orienta pela prática de exercícios físicos que tornaram-se necessidade do ser humano e a idade não importa quando se deseja ter uma vida saudável, é preciso apenas manter uma disciplina física e mental.

E através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Prefeitura Municipal de Vereda está expandindo os serviços de Proteção Social Básica e Especial com o propósito de atender as comunidades mais distantes da cidade. O objetivo é contribuir para a superação da situação de extrema pobreza, ofertando serviços socioassistenciais e promovendo a integração e a articulação de políticas públicas, programas e ações para oferta de serviços e ações de proteção social básica. Além dos programas da pasta, se destaca a implantação da unidade do Bolsa Família no distrito de Cruzeiro do Sul, o maior povoamento de Vereda e distante há 85 Km da sede do município, que levou mais comodidade para aquela população.

Já a criação da “Equipe Volante do CRAS”, consiste em uma equipe adicional que integra o Centro de Referência de Assistência Social, com objetivo de prestar serviços no extenso território de Vereda com 829 Km², a todas as famílias referenciadas ao CRAS. A equipe volante é responsável por realizar a busca ativa destas famílias, desenvolver o serviço de proteção e atendimento integral às famílias e demais serviços de Proteção Básica, que poderão ser adaptados às condições locais específicas, desde que respeitados seus objetivos. É ainda responsável por incluir as famílias no Cadastro Único, realizar encaminhamentos necessários para acesso à renda, para serviços da proteção especial e para serviços de outros setores, sempre que couber.

A Prefeitura Municipal de Vereda ainda acabou de concluir uma série de obras no município e mantém outras em andamento, dentre elas duas praças públicas, uma na cidade e outra no povoado de Massaranduba. Na sede, 40 casas populares estão sendo construídas e no povoado de Massaranduba, um terreno acabou de ser adquirido para que outras 40 novas moradias sejam também construídas.

saud2

O município também ganhou duas novas escolas que foram reconstruídas e duas novas quadras poliesportivas proporcionarão vida nova aos desportistas e alunos do município de Vereda. O município ainda comemora a conquista de duas máquinas retroscavadeiras e um caminhão basculante que vieram para somar com a frota da Prefeitura e auxiliar em novas frentes de trabalho no município. Dentre outros benefícios administrativos que a Prefeitura Municipal está conseguindo implantar nas mais diversas localidades do município de Vereda, estão aquisições, na sua maioria, intervenções voltadas para aumentar o número de habitações populares, aperfeiçoar a estrutura física da rede municipal de ensino e melhorar a vida das pessoas que residem nos povoados, na sede e na zona rural.

saud3

Teixeiranews

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis