Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Medeiros Neto

Botijão de gás pega fogo e leva pânico a moradores em Medeiros Neto

Liberdade Noticias
Liberdade Noticias

Por volta das 16:30 da tarde desta quarta-feira policiais da 44ª CIPM foram chamados para tentar resolver um início de incêndio próximo a casa do ex vice-prefeito Valdir Costa. Tratava-se de um botijão que estava pegando fogo e foi jogado para fora de casa por seu proprietário. Quando a polícia chegou ao local nada mais pode ser  feito pois o botijão encontrava-se quente na “boca” e não dava mais para usar a técnica (veja aqui) para extinguir as chamas, já que no próprio bico do botijão havia uma pequena chama, e isto teria aquecido de tal forma que impossibilitaria colocar o dedo para extinguir o risco.

Antes mesmo da chegada dos PMs o próprio dono do botijão, teria jogado bastante água e um pano úmido, mas foi tudo em vão devido a força das chamas. Uma pessoa que mora ali próximo disse que a dois dias atrás sentiu um forte cheiro de gás, mas não imaginava que seria tão perto de sua casa.

Devido a rápida despressurização o botijão congelou-se na parte inferior. Isto acontece porque quando um gás submetido a pressão é despressurizado ele tende a resfriar, se a despressurização é rápida ele pode resfriar até congelar. Esta situação pode causar acidentes pois o fogo pode retornar pela mangueira e causar uma explosão porém em instalações domésticas o regulador de pressão tem um dispositivo que impede a chama de prosseguir. O resfriamento por descompressão também explica porque desodorantes aerossol fica frio quando aplicado.

SAM_5784

Os donos de estabelecimentos de lojas onde há botijões legais, alertam para a venda clandestina e seus riscos.

Ainda não se sabe ao certo a origem do botijão acima, mas a venda clandestina é muito grande na região, o que causa prejuízo para os comerciantes legalizados e perigo de acidentes graves para os consumidores que levam esses botijões para dentro de suas residências. Por pouco, este morador não teve sua residência incendiada ou alguma vítima fatal, pois dessa vez, ninguém se feriu. 

Esta reportagem aproveita o ocorrido desta quarta-feira (9) para alertar a todos os internautas do extremo sul baiano, em especial os medeirosnetenses que por vezes fizeram denúncias ao LIberdade Notícias sobre a venda irregular de gás GLP (gás de cozinha) em determinados comércios, como supermercados, açougues, bares etc, o que é considerado uma infração penal. Se, durante à noite, principalmente,quando o estabelecimento estiver fechado houver um vazamento de gás, os produtos alimentares, incluindo a carne serão contaminados. Segundo informações, em Medeiros Neto por exemplo, há cerca de 12 revendedores de gás que atuam na cidade mas não se sabe se há regularização em todos.

SAM_5788

Segundo a lei o comerciante que for flagrado realizando o comércio irregular de gás GLP estará sujeito aos delitos previstos no art. 1º da Lei 8.176/91 que constitui crime contra a ordem econômica revender derivado de petróleo em desacordo com as normas estabelecidas na forma da Portaria nº 27/93 do DNC, cuja pena é de detenção de um a cinco anos, bem como ao art. 4º da Lei nº 8.137/90 que define os crimes contra a ordem econômica relativos à caracterização, quanto ao preço de venda do botijão levado diretamente ao consumidor, com pena de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, ou multa. Um botijão de gás armazenado em um espaço inadequado pequeno, em local apertado, sem ar, se explodir pode levar junto de 4 a 5 casas ao redor. É um perigo constante. A má fiscalização prejudica muito a renda de quem trabalha certo, legalizado.

Existe uma lista da ANP com 40 itens para que o revendedor possa ser legalmente credenciado. O que precisa ficar bem claro é que a revenda do gás não é ilegal. O que é ilegal é a revenda não credenciada, a revenda clandestina, que serve de concorrência desleal ao comércio formal, autorizado.
Vale destacar que a responsabilidade pelos danos causados pelo gás clandestino também é do consumidor. É preciso ter certeza da procedência do produto que está se colocando dentro de casa e não comprar gás de procedência duvidosa pensando em economizar. Pode custar caro!

Por Patrick Brito/LiberdadeNoticias

Com informações: http://www.anp.gov.br/

Fonte: Liberdade Noticias

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis