Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Bahia

Mosquito com gene letal pode ser liberado no Estado da Bahia para exterminar dengue

Imagem de destaque da notícia

Desde junho de 2013, moradores do município baiano de Jacobina fazem parte de um projeto que pretende acabar com a dengue na região sem uso de produtos químicos. Conhecida como Cidade do Ouro ou Princesinha do Sertão, o município de pouco mais de 80 mil habitantes testa a liberação controlada de mosquitos Aedes aegyptigeneticamente modificados no ambiente.

O método consiste em inserir um gene letal no mosquito macho (que não transmite a doença) criado em laboratório, que o repassa à fêmea selvagem durante a cópula. Com isso, a fêmea acaba gerando filhotes que morrem prematuramente.

O projeto, fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da ONG Moscamed, tentam comprovar que a liberação dos mosquitos pode reduzir o tamanho da população de transmissores da dengue. Por enquanto, o trabalho é financiado com recursos da Secretaria de Saúde da Bahia.

Em julho de 2012, o então ministro da saúde Alexandre Padilha, inaugurou uma fábrica de machos estéreis transgênicos na cidade, com capacidade de produzir 4 milhões de insetos por semana.

A iniciativa recebeu o nome de Projeto Aedes Transgênico (PAT). Ainda que pareça distante dos grandes centros, a novidade pode chegar em breve ao resto do Brasil. A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) pode aprovar em sua reunião de amanhã a liberação comercial da patente, que pertence à britânica Oxitec. O processo, em que a Oxitec é a beneficiária, só não foi aprovado ainda devido a um pedido de vistas de integrantes do colegiado.

O experimento, segundo os responsáveis, já reduziu a população de transmissores de dengue em mais de 50%. Os críticos ao experimento, porém, são radicalmente contra o projeto. "É a primeira vez que um produto ainda não liberado para comercialização é testado em humanos. Seria como se a Monsanto pedisse a liberação de uma soja e, antes mesmo da aprovação, a empresa já a comercializasse. Hoje, a população de Jacobina está sendo feita de cobaia", disse um membro da CTNBio.

Uol

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis