Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Teixeira de Freitas

Laboratório para exames definitivos de droga está pronto para uso em Teixeira de Freitas

Imagem de destaque da notícia

O perito coordenador da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica, Dr. Manuel Gomez Garrido, informou à nossa equipe de reportagem, que está tudo pronto para o funcionamento do Laboratório de Cromatografia, que realizará exames definitivos de substâncias entorpecentes em Teixeira de Freitas. Nesta manhã de quinta-feira, 11 de setembro, Manuel Garrido apresentou à imprensa, as instalações do laboratório, juntamente com o perito coordenador da Grande Regional Mata Sul, Dr. Ubirajara Ribeiro.

Em Março deste ano, Dr. João da Costa Assunção, Diretor do Departamento de Polícia Técnica do Interior, esteve em Teixeira de Freitas, onde presenciou as reformas no prédio da 8ª CRPT e deu total apoio ao processo de aceleração das instalações do laboratório, enviando os aparelhos. A necessidade da instalação deste laboratório surgiu em uma audiência pública promovida pelo então juiz criminal, Dr. Argenildo Fernandes, que sinalizou para a necessidade de exames definitivos mais rápidos para o combate ao tráfico de drogas.

O Judiciário também contribuiu com alguns materiais de suporte para a instalação do laboratório, com o repasse de recursos advindo das penas alternativas (TCO). O coordenador Manuel Garrido não mediu esforços no sentido de buscar todos os meios necessários para esta instalação. “Antes, as drogas iam para o LCPT em Salvador e demorava em média 03 (três) meses para retornar com o laudo. Com a implantação de um laboratório em Itabuna, esse prazo caiu para 30 dias aproximadamente”, disse Dr. Garrido.

Ainda segundo Garrido, com este laboratório em Teixeira, os resultados sairão em um prazo máximo de 08 dias. “Para a identificação das substâncias são utilizadas técnicas como a cromatografia em camada delgada (CCD) e a cromatografia gasosa (CG), responsáveis pela separação e determinação qualitativa e quantitativa de compostos orgânicos e inorgânicos, permitindo separar, isolar, identificar e quantificar substâncias, mesmo em misturas muito complexas”, disse o coordenador.

Segundo o coordenador da Mata Sul, Dr. Ubirajara Ribeiro, este laboratório minimizará custos financeiros e trará rapidez na elaboração dos laudos definitivos. “Assim, o DPT dará uma resposta rápida à Justiça e à sociedade, evitando a liberação de presos custodiados temporariamente pela justiça, em razão da demora na expedição de laudos definitivos”, disse Ubirajara.

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis