Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Medeiros Neto

Programa de melhoramento genético beneficia agricultores de Medeiros Neto e Itanhém

Imagem de destaque da notícia

Como parte do Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino da Agricultura Familiar, desenvolvido pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), a gerência regional de Teixeira de Freitas, realiza o protocolo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) a partir da próxima segunda-feira (15). 

Serão inseminadas 250 matrizes bovinas, beneficiando cerca de 40 agricultores familiares, selecionados por técnicos da empresa dos escritórios locais de Eunápolis, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itanhém. Todas as etapas do protocolo de inseminação são acompanhadas pelos técnicos, que também orientam as práticas para a melhoria na oferta de alimentos para os animais e técnicas de manejo e nutrição mineral, buscando alcançar um maior índice de prenhez (gestação). Os trabalhos têm início na comunidade de Pontinha, no município de Prado, na segunda-feira (15).

Teixeira de Freitas: Programa de melhoramento genético beneficia agricultores do extremo sul

As etapas do processo da IATF constam do diagnóstico de gestação e identificação dos animais, seguido do tratamento que estimula o cio dos animais. Após um prazo de 11 dias, identificadas as matrizes em cio, é feita a inseminação propriamente dita.

Segundo a subgerente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da EBDA em Teixeira de Freitas, a engenheira agrônoma Norma Ferreira de Lima, cada agricultor beneficiado terá entre quatro a seis animais inseminados, dependendo da condição do animal.  Unidade de coleta A EBDA mantém uma unidade de coleta na estação experimental de Utinga, onde é processado e estocado o sêmen para distribuição entre os agricultores.

No local, são mantidos animais das raças gir leiteiro e guzerá – com aptidão leiteira -, descendentes de reprodutores dos melhores rebanhos do país. Nos últimos dois anos, a EBDA promoveu 2.100 inseminações artificiais no extremo sul do Estado, beneficiando 400 famílias em diversas comunidades e assentamentos de reforma agrária.

(Da redação TN)

 

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis