Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Medeiros Neto

Recital de Poesias e entrega das medalhas das Olimpíadas de astronomia na escola Virgilio

Imagem de destaque da notícia

Com a direção de Rildo Alves Fonseca e a cordenação pedagógica de Sariza Oliveira Cruz, ontem dia 18 de Novembro, Terça-Feira, no pátio da Escola Virgilio Ferreira da Silva, foi realizado o III Recital de poesias.

O evento foi marcado pelas presenças dos pais, alunos e convidados. A festa é o resultado do trabalho das professoras, Jeane Sampaio e Ademildes Rebouças durante as Olimpíadas de Língua Portuguesa. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

O programa foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras. Voltado inicialmente para alunos de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, o tema “O lugar onde vivo” era trabalhado em três gêneros textuais: Reportagem, texto de Opinião e Poesia. Neste ano de 2014, o programa lança os Cadernos Virtuais, adaptação da Coleção da Olimpíada ao suporte digital, com linguagem hipertextual e diversos recursos multimídia (áudios, textos para projeção, vídeos e jogos). Em sua 4ª edição, espera-se contar com a participação de milhares de professores e alunos de escolas públicas em todo o país. Para saber mais, confira o calendário e o regulamento desta edição.  (Revista Olimpíadas de Língua Portuguesa, 2014, MEC).

A cerimônia contou a participação de 42 alunos que declamaram o poema, sendo que a Aluna Camila Silva Santos teve o seu Poema escolhido pela banca examinadora do município de Medeiros Neto, que após avaliações dos jurados, galgou o 2º lugar. Na oportunidade, a escola premiou com medalhas de primeiro e segundo lugares os alunos vencedores.

Destaca-se a presença da coordenadora pedagógica da Escola Christinna Amarante e Motta que prestigiou o evento do inicio a fim, compondo a mesa com pais de alunos, professores e a Terapeuta Ocupacional, Sandra Iracema.

Também, na oportunidade, a escola fez a entrega das medalhas de ouro, prata e bronze aos 17 alunos vencedores da  OBA e a MOBFOG que são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.

A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela.

Enfim, a escola se sente orgulhosa e em receber, através de seus alunos e professores uma premiação significativa, pois se destacou como a escola com maior número de medalhas no Estado da Bahia. Além disso, percebe-se o empenho da equipe escolar em todos os eventos que dos quais participam, dentre eles, a Prova Brasil em que coloca a escola em lugar de destaque.

“Parabenizamos a todos os presentes por testemunhar o sucesso dos alunos e paralelamente aos professores, enfim toda equipe escolar, pois com empenho tem dado resposta aos chamados do município, Estado e União. Estamos satisfeitos”. Ressalta o Diretor Rildo Alves Fonseca.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis