Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Medeiros Neto

Prefeitura Municipal de Medeiros Neto realiza primeira audiência do Plano de Resíduos Sólidos

Imagem de destaque da notícia

A Prefeitura de Medeiros Neto realizou ná última terça feira dia 28, no auditório José Leonel, no Colégio Estadual Deolisano Rodrigues de Souza, a 1ª Audiência Pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, quando foi apresentado ao público o andamento dos trabalhos para a elaboração do plano, ouvidas sugestões e esclarecidas dúvidas.

A realização é da Secretaria Municipal de Serviços de Agropecuária e Meio Ambiente, com a participação de representações da sociedade civil - e da Construir – Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia, empresa contratada para auxiliar na elaboração do plano, que definirá as diretrizes e estratégias que permitirão promover a gestão integrada de resíduos sólidos urbanos nos próximos 20 anos.

A Política Municipal de Resíduos Sólidos, a ser formulada, deverá ter como finalidade o desenvolvimento das atividades voltadas para o manejo adequado de resíduos em todos os cinco municípios consorciados, de modo a promover, ações de coleta, transporte, reciclagem dos resíduos gerados; disposição final; gerenciamento integrado de resíduos sólidos; gerenciamento do monitoramento ambiental; economia dos recursos naturais; comunicação e informação dos resultados, visando preservar, controlar e recuperar o meio ambiente natural e construído do município para a qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses municipais e à proteção da dignidade da vida humana.

“Estamos desenvolvendo o Plano da forma mais democrática possível, ouvindo os medeirosnetenses e prestando todos os esclarecimentos, afinal, esse plano é voltado ao município e, por isso, todos devem participar. É importante conhecer o plano que vai gerenciar o destino dos resíduos sólidos do município para os próximos 20 anos”, declarou o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Dr. Armando Leal do Norte.

Com a elaboração do Plano, a Prefeitura Municipal de Medeiros Neto pretende, além de melhorar a gestão dos resíduos sólidos, cumprir as exigências da Lei Federal 12.305/2010, que institui a política nacional de resíduos sólidos, prevê o manejo correto e a redução da geração de resíduos, além de assegurar o repasse de recursos federais para os municípios que apresentarem o Plano Municipal até agosto desse ano.

O representante do município do plano intermunicipal de gestão integrada de resíduos sólidos – PIRS, Deoclécio  Lucas, ressaltou a importância da participação da secretaria de Educação para elaboração do plano. Vale ressaltar que a secretaria de Educação já vem realizando ações de conscientização dos alunos e a comunidade em geral da importância de preservar o meio ambiente.

Esse empenho prevê, ainda, o enfrentamento de problemas ambientais, sociais e econômicos, bem como o planejamento e execução de ações que promovam sustentabilidade ambiental. “São ações que refletirão, positivamente, na qualidade de vida da população. Portanto, é importante a contribuição dos medeirtosnetenses para a elaboração do Plano”, ressaltou o Sr. Armando Leal do Norte.

O evento teve como palestrantes o advogado e consultor Jurídico Fernando Becevelli e o pedagogo Roberto Almeida. O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos conta coma participação dos munícipios de Ibirapuã, Itanhém, Lajedão, Medeiros Neto e Vereda.

Redação Medeirosneto.com

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis