Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Medeiros Neto

Rios Itanhém (Alcobaça) e Água Fria estão morrendo

Imagem de destaque da notícia

A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates  no  mundo  todo,  o  uso  irracional  e  a poluição  de  fontes importantes, podem ocasionar a falta de água doce em breve, caso nenhuma providência seja tomada.

Este milênio está apenas começando e já apresenta o grande desafio da humanidade, que é evitar a falta de água. Podemos observar que já falta água em diversos países, principalmente nos mais pobres.        

Um dos principais problemas ambientais da atualidade em nosso Município é a poluição dos rios.  Enquanto algumas cidades Brasileiras desenvolveram planos eficientes de despoluição e preservaçãodos rios, os rios de nosso Município continuam sofrendo consequências negativas,  pois a cada dia  é  despejado mais  lixo e resíduos em suas águas se tornando assim esgotos a céu aberto. Nos estamos tratandonossos rios como subprodutos  de  nossa sociedade urbana, estamos utilizados como depósito de lixo.

Podemos observa vários os elementos que causa a poluição em nossos rios, além  da  falta  de consciência de muitos, o sistema sanitário de nossa  cidade  é  precário,  a  falta  adequada de planejamento urbano e o esgoto doméstico é jogado diretamente nos rios sem receber o devido tratamento.

Este  esgoto é um  dos  principais causadores da morte de peixes nos rios, este tipo de poluição também causa o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos rios, facilitando a proliferação de doenças em casos de enchentes.

Os produtos químicos  que muitas  empresas  despejam  na  rede  de  esgoto  e diretamente nos rios também provocam a morte de peixes e de outros tipos  de vida  que  costumam habitar  as  águas  dos  rios.  Embora  esta prática  seja  crime  ambiental  aqui  ainda é  muito  comum,  pois afiscalização do poder público não existe ou é ineficiente.

A poluição dos rios também é provocada pelo lixo sólido, principalmente  doméstico,  que  são  descartados  em  suas  margens e dentro dos mesmos, o que é visível em pleno centro da Cidade. Com essa atitude este lixo vai se acumulando, provocando o assoreamento do rio equando ocorrem chuvas de grande intensidade, a vasão do rio diminui e provoca  alagamento  nas  margens, causando  enchentes e  graves prejuízos  para  as  pessoas  que  moram  nas  áreas  próximas  as suas margens.      

            

Fontes de uma pesquisa realizada pela SOS Mata Atlântica entre maio de 2009 e dezembro de 2010, publicada pela a (O)ECO podemos  ver que o Rio  Itanhém esta  em uma posição  ruim noranking  de  rios  poluídos  do  Brasil,( http://www.oeco.org.br/reportagens/24714-rios-da-mata-atlantica-poluicao-e-descaso  ) ,  (  http://www.sosma.org.br/  )  ,  mas mesmo assim  ainda  a  tempo  de  reverter  essa  situação  basta  as sociedades organizadas cobrarem atitudes dos  o poderes  públicos, e também fiscalizarem os mesmos. 

Redação Medeirosneto.com            

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis