Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Medeiros Neto

Secretaria de Saúde avalia como positiva a campanha de vacinação contra a gripe em Medeiros Neto

Imagem de destaque da notícia
A Secretaria de Saúde de Medeiros Neto fez uma avaliação positiva referente à mobilização do dia “D”. “Dia Nacional da Vacinação”, que ocorreu em todos os postos de saúde do município de Medeiros Neto último sábado (09) e continua até 22 de maio. A meta é vacinar 5.436 pessoas.
 
O objetivo da Coordenadoria de Imunização da Secretaria é vacinar 80% do público-alvo durante o período de campanha, que teve início sábado (9) e segue até 22 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
 
 
Podem tomar a dose quem possui maior vulnerabilidade e complicações pela gripe. Fazem parte da lista indivíduos a partir dos 60 anos, gestantes e mulheres no período pós-parto, profissionais da saúde, povos indígenas, crianças a partir dos seis meses até cinco anos incompletos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além dos presidiários que receberão a vacina na unidade do sistema prisional.
 
 
A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica Olga Maria de Moraes Campos, alerta sobre a urgência da imunização contra a influenza. “A vacina segue até a próxima semana (22) e só faz efeito após 15 dias de sua aplicação. A intenção é que a pessoa já esteja imune ao vírus com a chegada do Inverno, por isso é importante não deixar para a última hora”, alerta.
 
O secretário municipal de Saúde, Fabiano Rodrigues, lembra que a imunização é destinada ao público de risco, que são os mais acometidos pela gripe. “A vacinação é segura e a população pode tomar a vacina tranquilamente. Só é contra-indicada para pessoas que tiveram reações alérgicas em doses anteriores ou que tenham alergia a ovos de galinha e seus derivados”.
Público-alvo.
 
 
A campanha de vacinação contra a gripe abrange crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, população indígena e carcerária, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde.
 
 
A Secretaria de Saúde orienta que é importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.
 
Vírus Influenza
 
A transmissão do vírus influenza ocorre por meio de contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Também é importante lembrar que mesmo pessoas vacinadas devem procurar imediatamente o médico ao apresentarem os sintomas da gripe, especialmente se são integrantes de grupos com maior vulnerabilidade às complicações da doença. A medida tem como objetivo possibilitar ao médico avaliar a necessidade de prescrever os antivirais específicos para a gripe, disponíveis de forma gratuita nas unidades da rede pública.
 
 
 
 
 
 
 
ASCOM
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis