Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Medeiros Neto

Realizada a Primeira Conferência de Segurança Alimentar do Município em Medeiros Neto

Imagem de destaque da notícia
Aconteceu durante na última quarta-feira (20), a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar nutricional de Medeiros Neto, que teve como tema “Comida de verdade no campo e na cidade’’.
 
 
O evento aconteceu no Auditório Professor José Leonel, organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município (Comsea), tendo como presidente Maria Aparecida J. Fernandes e contou com o apoio da Prefeitura Municpal, Câmara e Vereadores,  Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, produtos rurais, comerciantes e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
 
 
Após a abertura da Conferência, foi lido e aprovado o regimento da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que teve como palestrantes: O Secretario de Agricultura de Itanhém Rogério Lopes, a nutricionista Sue Ellen Oliveira Santos e Marcos Antonio Costa Lemos – Núcleo Diretivo do território de Indenidade do extremo Sul. 
 
 
Entre os temas abordados estão: água acessa a terra e território; agricultura familiar e abastecimento; formação e educação alimentar e nutricional; alimentação adequada e saúde; e políticas de segurança alimentar e nutricional para os povos e comunidades tradicionais.
 
 
A Segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Alimentação adequada e saudável tais como frutos, legumes e verduras livres de agrotóxicos têm maior potencial protetor contra o câncer.
 
 
O objetivo principal do encontro é consultar a população sobre as questões que envolvem o tema, bem como para definir prioridades e diretrizes para a elaboração do plano municipal de segurança alimentar e nutricional. “Por isto é de suma importância à participação de todos os setores da sociedade. Este é o momento de ouvirmos a população”. Afirmou o Secretario de Agricultura e Meio Ambiente Dr. Armando Leal do Norte.
 
 
A presidente do COMSEA falou de todo trabalho que vem sendo feito no sentido de tirar a população do desconhecimento com relação a hábitos saudáveis de alimentação. “Agradecemos o apoio do prefeito a esse nosso trabalho. A alimentação saudável integra uma série de ações por parte do poder público que tem como intuito a construção de uma sociedade melhor”, resume. 
 
 
Valdir Costa, Gerente Municipal de Convenio e representante do prefeito no evento falou da importância do trabalho que vem sendo realizado pelo COMSEA e ressaltou que é um trabalho que exigirá tempo, mas certamente trará resultados positivos. “Trabalhar com mudança de hábitos é muito difícil e medir resultados é mais difícil ainda, mas se o trabalho for feito com base em um bom planejamento, com metas bem traçadas, fica mais fácil avaliar se conseguimos bons resultados”, argumentou. “Se o trabalho de base realizado com as famílias for bom, no sentido de melhorar a qualidade da alimentação das famílias atendidas, fazendo com que elas criem hábitos saudáveis, vamos sentir os resultados na queda da procura pelos serviços de Saúde”, completou o GMC.
 
 
Durante a Conferência ainda teve o momento cultural com os violeiros Arnô, Bento e Adão e no final da Conferência foram elaboradas propostas que definirão as prioridades do município com relação à alimentação. 
 
 
 
 
 
 
 
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis