Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Medeiros Neto

Medeiros Neto participa da Conferência dos Direitos da Pessoa idosa em Teixeira de Freitas

Imagem de destaque da notícia
A primeira Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa que aconteceu na sexta-feira, 22 de maio, no auditório da igreja PIBATEF, na Rua João Calmon, Centro, com o tema "Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades”, teve a presença de representantes da cidade de Medeiros Neto. 
 
 
O objetivo da Conferência foi debater os direitos dos idosos, entre elas aposentadoria, financiamento da casa própria, gestão, acessibilidade, melhorias na saúde, dentre outros. O resultado do debate foi elaborar propostas que serão levadas para a Conferência Estadual em Salvador.
 
 
Para a presidente do Conselho do idoso da cidade de Medeiros Neto, Bianca Ferreira A conferencia tem um grande valor, principalmente na construção do plano municipal do idoso, em consonância com as políticas nacionais e a política da pessoa idosa.
 
 
A idéia é, juntos construir propostas para implementação da própria política. Bianca esclareceu que " ideia dos participante foi discutir a o que é realidade nossa, o que a gente tem realmente necessidade para o território, para cada município, então a gente elaborou propostas de acordo com essa nossa realidade visando que elas sejam seguradas na conferencia estadual e que a gente possa a partir daí está construindo nosso plano municipal em consonância com todas as propostas que foram propostas aqui” disse Bianca..
 
Para Bianca, as conferencias visam conferir mesmo, o que município tem, se precisa melhorar, o que precisa ser implementado, o que precisa ser inserido dentro dessa política. "Hoje aqui a gente já teve discussão de todos os eixos, referente aos direitos, a questão do financiamento, que a gente preza muito pela criação em todos os municípios o conselho do idoso, bem como a criação do fundo municipal” disse a presidente que espera que tudo que foi decidido entre os Eixos, sejam efetivados.
A presidente acredita que os idosos já conquistaram muitas coisas, inclusive os próprios direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso, o que já é um ganho pra população idosa, "hoje nos temos o estatuto do idoso que a lei 10.741 de 10 de outubro de 2003, mas precisamos avançar mais um pouquinho, para que todos os idosos tenham conhecimento dos seus direitos” Bianca.
 
Em Medeiros Neto a prefeitura investe muito na melhoria da vida do idoso, tendo inclusive construído academias ao ar livre, onde o idoso faz exercícios físicos acompanhados de profissionais que trabalham na educação física junto com atividades direcionadas para pessoas da 3ª idade, o que garante uma saúde melhor para os idosos. 
 
Bianca falou sobre a construção das academias "eu achei perfeito, se a gente fala em questão de envelhecimento saudável e ativo, para garantir o envelhecimento ativo tem que prezar pela saúde, então a gente sabe todos os benefícios das atividades físicas, tanto para o idoso como pra qualquer faixa etária. Nossos idosos têm feito uso das academias e a gente trabalha com grupos de profissionais que trabalham a educação física junto com atividades pra terceira idade”.
 
O objetivo da participação de integrantes de Medeiros Neto na conferência foi discutir o que a é preciso para melhorar a vida do idoso no município, desde a questão da acessibilidade do idoso a espaços públicos, criação de centros de referencia, aprimorar o apoio do que já se tem no atendimento ao idoso em Medeiros Neto. A cidade conta com centro de convivência, tem o próprio serviço de convivência no CRAS, e pretende ampliar ainda mais a rede de proteção e apoio a pessoa idosa.
Antes da Conferência desta sexta feira, Medeiros Neto já estava se preparando, tanto é, que houve várias reuniões com grupos da pastoral do idoso, do Lar dos idosos, da "Dom Elder” Bianca acredita que a meta foi atingida. As reuniões feitas antes da Conferência serviram para elaborar as propostas que os idosos trouxeram para serem discutidas na Conferência de Teixeira de Freitas.
 
ASCOM
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis