Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Por Kamila Alves

5 motivos que levam a acreditar que o smartphone está acabando com você

Imagem de destaque da notícia

http://www.allianze.com.br/aliancas-ouro-18k-extreme.html

Uma verdade incontestável é que o uso do smartphone pode causar uma dependência do usuário. Se você, ao ler isso, associou com dependência em drogas ou em álcool, por exemplo, fez a associação correta. Inclusive, há centros de reabilitação que tratam desse vício nos aparelhos tecnológicos que vêm dominando o mundo com o fácil acesso à internet.

Infelizmente, as redes sociais e o uso excessivo de aplicativos tornaram-se praticamente fundamentais na vida do usuário. Basta observar um pouco as pessoas nas ruas, nos elevadores, nos restaurantes, nos prédios e fica óbvio perceber a grande quantidade que mexe no celular (ou tablet) ao mesmo tempo.

Devido a este domínio tecnológico, muitas pessoas, inclusive especialistas, começaram a indagar o fato deste uso excessivo estar prejudicando a rotina das pessoas. E, sim, o uso frequente desses aparelhos pode desencandear vários pontos negativos e prejudiciais aos usuários.

Confira abaixo alguns fatos negativos ocasionados pelo uso frequente dos smartphones:

1) Definitivamente, acaba com a sua memória


Foto: 
Divulgação / Ilustração

Se antes você conseguia gravar os números de contato das pessoas e hoje em dia você não consegue mais, onde está o problema? Não, não é no seu cérebro. A culpa é do seu aparelho celular, pois não é mais necessário memorizar um número, já que com apenas um clique você liga para quem quiser. 

Além do mais, o nosso cérebro precisa de um descanso para conseguir armazenar as informações. Com o uso constante dos smartphones, esse descanso não é dado nem por um segundo. Sendo assim, a capacidade do nosso cérebro de guardar recordações vai diminuindo a longo prazo. E isso é problema!

2) Está com insônia? Já parou para pensar no motivo disso?


Foto: Divulgação / Ilustração

Você é viciado no seu aparelho e, na hora de dormir, continua mexendo no celular esperando o sono chegar? É uma péssima ideia, pois além de distrair nossos pensamentos e nos deixar acesos, a claridade emitida pelos smartphones dificulta a liberação do hormônio do sono.

Além disso, a luz emitida não permite que o nosso corpo secrete a quantidade correta de melatonina, hormônio que nos faz dormir bem e que nos permite acordar bem dispostos no dia seguinte.

3) Você se considera inteligente? Tem certeza disso?


Foto: Divulgação / Ilustração

Pensamento lógico não deve ser o seu forte, e a culpa disso pode ser do seu celular. Notas baixas na escola e desempenho ruim no trabalho? Também pode ser culpa do seu smartphone.

Cientistas da Universidade Southern Maine fizeram um teste com um grupo de pessoas voluntárias. O teste exigia pensamento lógico para que os problemas pudessem ser resolvidos. 

Dos voluntários, metade estava com o celular próximo, mas longe da visão. A outra metade estava com o aparelho sobre a mesa, dentro do campo de visão. 

O resultado foi: Os que estavam com o smartphone à vista tiveram notas 20% mais baixas que o outro grupo.

Além disso, outro fato que foi descoberto pelos cientistas é que o uso das redes sociais e ferramentas de buscas pelos celulares deixa as pessoas com um vocabulário pequeno, além de terem uma habilidade muito reduzida de compreensão de textos e a própria leitura.

4) Amigos reais? O que é isso?


Foto: Divulgação / Ilustração

Uma das coisas mais irritantes é quando você quer conversar com alguém e a pessoa não larga o celular, não é mesmo?

Pois bem, o uso excessivo desses aparelhos prejudica (e muito) a vida social do usuário, já que se você não larga o celular, automaticamente as pessoas próximas a você irão se distanciar. 

Um estudo interessante realizado por cientistas da Universidade de Essex provou que as pessoas que estavam com o aparelho celular por perto durante uma conversa foram consideradas menos confiáveis e atentas. Já o outro grupo, que estava com o celular fora de alcance, expressaram um verdadeiro interesse em aprofundar a amizade.

5) Ansiedade extrema


Foto: Divulgação / Ilustração

É fácil imaginar o desespero de uma pessoa viciada em smartphone quando ver a bateria entrando no vermelho. A ideia de manter-se desconectado por algum tempo pode parecer um filme de terror.

Você sente a necessidade de saber o que está rolando nas redes sociais? Ou se alguém mandou uma mensagem pelo WhatsApp? Sente a necessidade de ver quem curtiu ou comentou alguma de suas fotos/postagens? É, o seu caso é sério, meu amigo! Esse ansiedade pode fazer-te muito mal. 

 
Por Kamila Alves
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis