Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Vereda

Caminhão da mamografia realiza mais de 480 exames em no município de Vereda

Imagem de destaque da notícia

As ações de controle do câncer de mama tiveram um marco histórico em Vereda com o lançamento do Programa de rastreamento do câncer de mama.  (BRASIL, que postulava o cuidado mais amplo à mulher veredense  para além da tradicional atenção ao ciclo gravídico-puerperal.

Entre os dias 12 a 14 de novembro, mulheres veredenses entre 50 a 69 anos, foram atendidas em um caminhão equipado com sala para consulta e aparelhos para exames de ultrassonografia mamária e mamografia.

Centenas de mulheres em Vereda, que não tinham acesso a consultas e exames nessa área, foram beneficiadas com esta ação, que realizou mais de 480 mamografias.

O Pró-Onco, Programa de Oncologia do Instituto Nacional de Câncer/Ministério da Saúde, foi criado em como estrutura técnico-administrativa ao Câncer. Em 1990 o programa tornou-se Coordenação de Programas de Controle de Câncer de mama.

Em Vereda suas linhas básicas de trabalho são a informação e a educação sobre os cânceres mais incidentes, dentre os quais o câncer de mama. No final dos anos 1990, com a implantação do Programa Viva Mulher, foram iniciadas ações para formulação de diretrizes e estruturação da rede assistencial na detecção precoce do câncer de mama. O Prefeito Dinoel se esforçou muito neste sentido.

O Plano de Ação para o Controle da doença que propôs seis diretrizes estratégicas: aumento de cobertura da população-alvo, garantia da qualidade, fortalecimento do sistema de informação, desenvolvimento de capacitações, estratégia de mobilização social e desenvolvimento de pesquisas.

A importância da detecção precoce dessas neoplasias foi reafirmada numa ação de pacto pela Saúde em 2006, com a inclusão de indicadores na pactuação de metas com estados e municípios para a melhoria do desempenho das ações prioritárias da agenda sanitária nacional.

Em abril de 2009, o INCA promoveu o Encontro Internacional sobre Rastreamento do Câncer de Mama, no Rio de Janeiro, que reuniu representantes do Ministério e das Secretarias Estaduais de Saúde, do movimento organizado de mulheres e de instituições ligadas ao controle do câncer, com objetivo de conhecer a experiência de programas bem-sucedidos da Europa, Canadá e Chile.

O Encontro resultou no resumo executivo com recomendações para implantação de programa organizado de rastreamento de câncer de mama.

As apresentações do Encontro estão no calendário de Saúde Pública de Vereda. O prefeito Dinoel disse que sua meta é continuar lutando por uma saúde  cada  vez  melhor para o povo. O Medeirosneto.com  acompanhou  o Primeiro Rastreamento  do câncer de mama de Vereda.

Gil Batista/Medeirosneto.com

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis