Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Teixeira de Freitas

Falta pouco: em Maio voos de Teixeira de Freitas para Salvador

Imagem de destaque da notícia

Falta muito pouco para que Teixeira de Freitas estabeleça a linha aérea Teixeira X Salvador. Os detalhes deste assunto estão sendo tratados diretamente entre o prefeito João Bosco e o Secretário de Turismo da Bahia Nelson Pellegrino. Eles estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (18), na Sala de Reuniões da UPB. Os encaminhamentos já estão em fase avançada e a data agendada para o primeiro voo direto é Maio de 2016.

Os voos regulares no aeroporto 9 de Maio são realidade desde o dia 10 de Setembro de 2014, quando houve o voo inaugural. O momento foi muito prestigiado e contou com a presença do então Governador Jaques Wagner, prefeitos da região, empresários, magistrados, vereadores e tantos outros. Foi uma festa proporcional a expectativa de crescimento regional que o aeroporto potencializa.

O primeiro voo comercial aconteceu no dia 29 de Setembro de 2014, às 17 horas, vindo do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins/Belo Horizonte). A aeronave turboélices ATR 72-600, com 70 lugares, voltou para o estado mineiro as 17h45 com 52 passageiros de Teixeira de Freitas e região.

Um pouco da história: O aeroporto foi inaugurado em 1990, no dia do aniversário de emancipação política da cidade. Durante anos, o terminal resumia-se a uma pista de terra batida. Em 1995, a empresa de linhas aéreas que operava no aeroporto foi comprada e os voos regulares foram interrompidos, sendo retomados em 2000 por outra empresa, época em que o 9 de Maio foi totalmente reformado e ampliado.  Logo em 2012, mais uma vez o aeroporto ficou sem os voos comerciais, atendendo apenas a voos particulares com aviões de pequeno porte. Assim, de 2002 a 2014, comercialmente, o 9 de Maio esteve parado.

A retomada dos voos veio depois de inúmeras obras, homologações, adequações exigidas pela ANAC e como resultado de inúmeras idas e vindas do prefeito João Bosco a Salvador e Brasília. Os voos iniciais ligavam Teixeira de Freitas a Confins (BH) e dali ao mundo todo. Atualmente, o aeroporto teixeirense tem capacidade de receber aeronaves modernas com capacidade para até 70 passageiros.

Por: Liberdadenews/Ascocm

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis