Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Medeiros Neto

Sob protesto de estudantes do curso de agropecuária na BA 290, IF Baiano devolve área e escola ao município de Medeiros Neto

Imagem de destaque da notícia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecologia da Bahia devolveu na manha desta sexta feira, dia 20, a área doada pela prefeitura Municipal de Medeiros Neto a esta instituição alegando a não resolução do impasse entre a superintendência de cursos da Secretaria Estadual de Educação e o FNDE que financiou uma reforma iniciada no ano de 2009, e que apresenta pendências de prestação de conta por parte da superintendência  de cursos técnicos da Bahia, ligada a Secretaria Estadual de Educação.

Na gestão de 2008, foi feita a doação da área da antiga escola agrícola com cessão de uso no prazo de 20 anos para o Governo Estadual com o compromisso implantar cursos técnicos profissionalizantes, onde se passaram oito anos e ate então não implantaram  nenhum curso, sendo que nesse período foram feitas reformas, no valor de R$ 3.800.000,00.

Por causa dessa decisão,  alunos da primeira turma que já estão cursando o curso de agropecuária iniciado em 2015, fecharam a BA- 290 com queima de pneus em frente a antiga Escola  Agrícola. O Protesto é pela continuidade do Curso de Agropecuária para novas turmas.

O Conselho Diretor da fundação reuniu a imprensa na e entregou a chave da escola, informando que por motivos de forças retrogradas sem compromisso com a educação, está  impossibilitado de continuar  suas atividades  em 2016.

A medida causou revolta e indignação em toda sociedade. A notícia foi dada aos estudantes em  setembro de  2015 , quando  o Prefeito  Nilson Costa reuniu gestores da microrregião  de Medeiros Neto para discutir o assunto e  tentar manter a continuidade  das atividades. Mesmo com o esforço da Secretaria de Educação do município e do Consórcio de prefeitos, não houve solução.

No primeiro semestre de 2015, o IF Baiano  conseguiu fazer uma avaliação dos alunos que demonstraram  grande aproveitamento e interesse no curso técnico que prepara o  profissional  para o mercado de trabalho.

Para a Secretaria de Educação, Aleni Lacerda,  uma das grandes desvantagens da instituição fechar as atividades,  é a impossibilidade das futuras gerações que não conseguirão entrar no mercado de trabalho sem essa capacitação e o grande prejuízo para micro- região que envolve os 5 municípios: Medeiros Neto, Itanhém, Vereda, Lajedão e Ibirapuã.

Na segunda-feira, ( 23) o assunto vai ser debatido no programa Programa Panorama Geral .  A entrevista que será concedida ao Jornalista Gil Batista irá ao ar as 7:00 da manhã pela Rádio Liberdade FM 104,9.

Gil Batista/Medeirosneto.com

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis