Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Medeiros Neto

Prefeito Nilson Costa e vereadores vão se reunir com o Governador para resolver situação do IF Baiano

Imagem de destaque da notícia

No dia 09 de outubro, alunos do curso de Técnico em Agropecuária do IF Baiano Campus de Medeiros Neto, realizaram uma reunião com o prefeito Nilson Vilas Boas Costa, Secretário de Administração, Gildasio Moreira Dias, a Secretaria de Educação Aleny Brito Lacerda, Assessoria Jurídica da prefeitura e o prefeito de Itanhém Milton Ferreira Guimarães presidente do (CONSORCIO CONSTRUIR).

 

O assunto em pauta daquela reunião era tratar a situação do Campus de Medeiros Neto, capaz de atender mais de 400 alunos por dia em vários cursos técnicos e futuramente a oferta de cursos superiores.

 

O fato é que o campus está pronto para uso e ao contrário do que se imaginava, a Prefeitura de Medeiros Neto recebeu um ofício onde o Reitor Giovane Barboza do Nascimento comunicava a entrega do Campus, sem ao menos levar em consideração a turma de 33 alunos que estão matriculados e cursando desde agosto deste ano.

  

A Secretaria de Educação Aleny Brito Lacerda, esclareceu que manteve contatos diretos com o IF Baiano desde o início do processo. Que já foi à Salvador várias vezes para resolver questões sobre o assunto, inclusive tratar sobre a prestação de contas com o FNDE.

  

O prefeito de Medeiros Neto Nilson Villas Boas Costa, disse na oportunidade que não aceitava de forma nenhuma que fosse devolvido esse campus, pois a responsabilidade hoje é do IF Baiano.

 

Atendendo uma sugestão do presidente do CONSORCIO CONSTRUIR, Milton Ferreira Guimarães, prefeito de Itanhém, uma reunião foi agendada na SERIN, com a Secretaria Estadual de Educação, com o Reitor Giovane Barboza do Nascimento para tentar resolver todo esse imbróglio.

 

No dia 15 de outubro, Alunos do curso de Técnico em Agropecuária do IF BAIANO de Medeiros Neto, estiveram em Salvador juntamente com os prefeitos Milton Ferreira Guimarães, prefeito de Itanhém, Dinoel Carvalho, Prefeito de Vereda, Nilson Villas Boas Costa, prefeito de Medeiros Neto, a e Secretaria Municipal de Educação Aleny Brito Lacerda.

 

Em reunião com o Secretário Da SERIN, o Senhor Josias Gomes e o Superintendente da Secretaria Estadual de Educação Almerico entraram em acordo para que o campus Medeiros Neto fosse entregue à região.

  

Ficou acordado entre as partes que: A Secretaria Estadual de Educação, através do superintendente Almerico entraria em contato com a reitoria para que firmasse um acordo até a data de 23 de outubro para que a prefeitura de Medeiros Neto realizasse a revogação de doação até a data de 15/novembro, que a partir dai o Estado estaria livre para prestar contas ao FNDE, que após o feito lavrado um instrumento de cessão temporária para que o IF BAIANO pudesse utilizar a parte de custeio e começar a funcionar.

O Estado se comprometeu a fazer a parceria com o IF BAIANO e com o município para que fosse ofertado um número maior de cursos técnicos para região, com isso a Escola Agrícola de Medeiros Neto atenderia tanto no nível Estadual quanto no Federal.

 

No dia 20 de novembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, surpreendeu a todos quando o Conselho Diretor da fundação reuniu a imprensa e entregou a chave da escola doada pela prefeitura Municipal de Medeiros Neto a esta instituição alegando a não resolução do impasse entre a superintendência de cursos da Secretaria Estadual de Educação e o FNDE que financiou uma reforma iniciada no ano de 2009, e que apresenta pendências de prestação de conta por parte da superintendência de cursos técnicos da Bahia, ligada a Secretaria Estadual de Educação no valor de R$ 3.800.000,00.

 

Por causa dessa decisão, alunos da primeira turma que já estão cursando o curso técnico de agropecuária iniciado em 2015, fecharam a BA- 290 com queima de pneus em frente à antiga Escola Agrícola, em protesto é pela continuidade do Curso de Técnica em Agropecuária para novas turmas.

 

 

Na última segunda-feira (23), alunos do Curso de Técnica em Agropecuária saíram em passeatas pelas ruas de Medeiros Neto, com faixas, carros de som e apitos. O protesto continuou durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

 

 

Os representantes dos alunos do IF Baiano, Andres Sullivan e Cida, usaram a tribuna para expor toda a situação em que se encontra o curso técnico de agronomia ministrado pelo Instituto Federal Baiano no município, bem como as medidas que foram tomadas para permanência do Instituto na antiga Escola Agrícola, e as que podem vir a ser tomadas, cujo local foi objeto de doação do município ao IF BAIANO.

  

 Vídeo gentilmente cedidos pelo site: medeirosneto.com

 

Vídeo gentilmente cedidos pelo site: medeirosneto.com

 

 

 

Na última quarta feira (25), o prefeito Nilson Costa reuniu em seu gabinete com o presidente da Câmara de Vereadores Hildo Barbosa Brito, o Secretário de Administração Gildasio Moreira, o setor jurídico e os vereadores Jocenando Almeida, Gilvan Santana, Diran Cigano e Jonatas Gonçalves. E mais uma vez a pauta da reunião foi buscar uma solução para impasse do IF Baiano Campus de Medeiros Neto.

 

 

Diran Cigano pediu para convocar os deputados Mario Negromonte Jr e Jurandy Oliveira, e agendar em caráter de urgência uma reunião em Salvador com o Governador Rui Costa, para buscar uma solução definitiva em prol da região.

 

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Hildo Brito, foi mais incisivo: "Nós, não precisamos conversar novamente com senhor Reitor Giovane Barbosa do Nascimento. Precisamos sim, conversar com Governador, o chefe maior do estado. afinal de contas o povo Medeirosnetense votou de forma esmagadora no senhor Rui Costa. "Esse problema quem vai resolver é o senhor Governador”. Afirmou.

  

Em contato com a nossa redação, o Secretário de Administração Gildasio Moreira, informou que uma reunião com prefeito Nilson Costa e os vereadores será agendada com governador Rui Costa, para chegar uma solução de forma definitiva sobre o IF Baiano Campus de Medeiros Neto.

 

 

Ainda segundo o Secretário, a área da Escola Agrícola não pertence mais ao município, existe uma doação para o IF Baiano e uma concessão de 20 anos para o Estado da referida área. "Um solução será tomada o mais breve possível". finalizou o Secretário.

 

 

medeirosdiadia.com.br

 

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis