Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Teixeira de Freitas

Em setembro e outubro, um veículo era roubado por dia em Teixeira de Freitas

Imagem de destaque da notícia

De acordo com dados da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, até o mês de outubro de 2015 houve 117 veículos furtados e 135 roubados na cidade, totalizando de 252 veículos, sendo que, desse número, apenas 60 foram recuperados pela Polícia.

Nesta segunda-feira, 30 de novembro, o Sulbahianews conversou com o delegado titular da 8º Coorpin de Teixeira, Dr. Kleber Gonçalves, que falou sobre as características desse crime na cidade e das ações das policias Militar e Civil para combater esses criminosos.

Sobre as estatísticas o delegado diz que há um percentual parecido de um ano para o outro, mas que em alguns meses a variação pode ser maior, como foi o caso dos meses de setembro e outubro em que ocorreram, aproximadamente, um roubo ou furto por dia de carro ou moto, com o total de 69 registros na 8º Coorpin.

Em relação às recuperações, houve uma intensificação por parte da Polícia Militar de rondas ostensivas e blitz, fazendo com que o número de veículos encontrados fosse maior.

A Polícia Civil tem intensificado as investigações para saber quem são os receptadores das motos e dos carros. “O que conseguimos detectar é que a grande maioria desses veículos não fica em nosso município, eles são encaminhados para outras áreas e outras regiões onde eles podem ser adulterados, para que não tenha possibilidade que seus proprietários venham a reconhecer esses veículos”.

A Polícia também tem recuperado veículos de outros estados que entraram em Teixeira e passaram por adulterações. Inclusive, no ano passado, houve uma grande apreensão com mandados de prisão expedidos no Espírito Santo para prender as quadrilhas que atuavam fazendo o desmanches de carros roubados naquele estado e trazidos para a Bahia.

Dr. Kleber ainda coloca que está sendo feito um trabalho para encontrar os receptadores e desmanches dos carros e motos. “Temos que combater essas pessoas que recebem esses bens indevidamente, pois se não tiver quem compre, para que o ladrão vai furtar ou roubar?”, diz o delegado.

O receptador é um criminoso assim como o ladrão, inclusive o parágrafo 1 do artigo 180 do Código Penal define receptação qualificada como: “adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, desmontar, montar, remontar, vender, expor a venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, coisa que deve saber ser produto de crime”, com pena de reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.

É interessante ressaltar ainda que a maioria dos veículos roubados e furtados ainda é a moto, até mesmo pela facilidade de fazer uma ligação direta, disse Kleber. Já os veículos com quatro rodas mais novos têm mais dificuldade em roubar ou furtar por conta da codificação e do sistema de alarme que dificulta mais a ação do bandido.

Por Sulbahianews/Petrina Nunes

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis