Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Medeiros Neto

IDEB da educação de Medeiros Neto se destaca como um dos melhores índices da região

Imagem de destaque da notícia

No ultimo dia 8 de setembro, o Ministério da Educação lançou os resultados do IDEB do ano de 2015.  O levantamento aponta que Medeiros Neto vem fazendo sua parte quando o assunto é educação, uma vez que os dados mostram que de 2007 a 2015 o município conseguiu avançar 2,5 na média geral, ou seja, o município conquistou em 2015 a nota 5 que – diga-se de passagem – estava projetada para ser alcançada apenas em 2021. É importante destacar que o Estado da Bahia atingiu média 4.4.

O índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos, foi criado em 2007 para medir a qualidade do ensino, bem como das escolas de todo Brasil. Este índice é calculado com base na combinação de dois conceitos educacionais importantes: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação abandono) e o desempenho de estudantes em avalições que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar.

As provas que avaliam os estudantes são o SAEB para as unidades federativas e a Prova Brasil para os demais municípios, sendo que enquanto o SAEB avalia por amostragem, a prova Brasil ou ANRESC avalia mediante a exames escritos aplicados aos anos finais Fundamental I E II (5º e 9º anos).

Ante ao exposto, nota-se que Medeiros Neto demonstra uma evolução significativa, haja vista que esse resultado histórico é fruto de um trabalho coletivo entre todos os profissionais atuantes no âmbito educacional do munícipio, onde coordenadores pedagógicos, professores, diretores, equipe de apoio com o respaldo e o empenho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Prefeitura Municipal tem se empenhado em fazer da educação medeirosnetense referência em todo extremo sul.

Para a secretária Maria de Lourdes (Lourdinha) essa nota 5,0 confirma que a crescente trajetória da qualidade do Ensino Fundamental em Medeiros Neto é o resultado de um trabalho exaustivo e de qualidade, onde o investimento na área da educação pela gestão municipal, especialmente em relação às ações em prol da formação continuada para professores alfabetizadores, através do PACTO/PNAIC foram decisivas.

  – Destaca-se também que o apoio e o comprometimento das escolas municipais  foi determinante, uma vez que, através do trabalho em equipe e do senso de responsabilidade e cooperativismo foi possível melhorar a qualidade da educação municipal, isso, graças a ações significativas como: realização de projetos diversos; atenção ao currículo; interação entre escola e comunidade; aplicação de simulados por área do conhecimento; participação nas avaliações externas (Prova Brasil, Provinha Brasil e ANA – Avaliação Nacional de Alfabetização); atendimento individualizado e o reforço escolar – avalia Maria de Lourdes.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura em nome do Prefeito Nilson Vilas Boas Costa, sente-se orgulhosa pelo aumento no IDEB, parabenizando assim a todas as escolas municipais, todos os profissionais em educação do município, pois essa conquista é o resultado de todo esforço feito por cada profissional dentro e fora das unidades de Ensino. Temos a convicção  de que uma educação de qualidade será sempre aquela onde a o compromisso e o respeito estejam sempre em primeiro lugar.

 

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis