Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Medeiros Neto

Reunião na Câmara discute ação judicial para impedir a perda da Usina Santa Maria para o município de Caravelas

Imagem de destaque da notícia

Um embate institucional e jurídico entre os municípios de Medeiros Neto e Caravelas está prestes a acontecer nos próximos dias. Trata-se da delimitação territorial do Projeto de Lei de Nº 12636, de 10 de janeiro de 2013, sancionada por Jaques Wagner, governador na época, fixando novos limites entre os municípios baianos, onde nesta divisa entre Medeiros Neto e Caravelas está a Usina Santa Maria.

Embasado neste Projeto que altera a Lei de Nº 1024, de 14 de agosto 1958, data que foi criado Município de Medeiros Neto, o município de Caravelas vem reivindicando o direito territorial acompanhando a demarcação do IBGE em 2013, com isso cobrando da Usina Santa Maria o pagamento de impostos.

Na reunião da Câmara Municipal de Medeiros Neto desta segunda-feira, 16 de outubro, foram discutidos, especificamente sobre ações judiciais para impedir a perda da Usina Santa Maria para o município de Caravelas. Para os vereadores, esta Lei de Nº 12636, votada na Assembleia Legislativa de Salvador, em janeiro de 2013 é inconstitucional, desobedecendo assim a Constituição Federal, que diz que se houver pista asfáltica, deve ser respeitado a delimitação da pista.

De acordo com o Vereador Hildo Brito, a demarcação de divisória dos municípios é posterior à sede da Usina na chácara. “Com a nova demarcação, tiraram o marco de lá, atravessaram a pista BA 290, a usina, a represa e implantaram o marco, tirando dessa forma,  toda expansão territorial da fábrica de álcool para pertencer ao município de Caravelas”, Disse o vereador.

Uma reunião de emergência, convocada pelo Presidente da Câmara, Sérgio Larceda,  está marcada para quarta-feira (18) entre os vereadores e a prefeita Jádina Paiva para a tomada de decisões cabíveis.

Estiveram presentes na Sessão Ordinária o Gerente Agrícola da Usina Santa Maria, Hairton Fortunato e o Gerente de Campo, Josafá. 

A Usina Santa Maria

Em 20 de janeiro de 1986, foi registrada a Fundação da Empresa Medasa no cartório de registros de imóveis na comarca de Medeiros Neto, na ocasião recebeu este nome em homenagem alusiva ao município, onde está localizada -  Medasa (Medeiros Neto Destilaria de Álcool S/A), na região do Extremo Sul da Bahia e teve sua primeira safra em 1987.

A Usina Santa Maria Ltda., localizada na BA 290, Km 43, Medeiros Neto-BA, é uma empresa dedicada à exploração da cana-de-açúcar e à produção de álcool (etanol), localizada no extremo sul da Bahia. Foi constituída em 2002 e possui como acionista majoritário a Quanti Participações Ltda. que detêm 98% de seu capital, e sua primeira safra ocorreu em 2005.

A Usina Santa Maria arrendou o parque agro-industrial da Medasa, empresa do Grupo São Luiz, fundada em 1984 e que operou por cerca de 20 anos no extremo sul da Bahia, introduzindo na região, de forma pioneira, a cultura da cana-de-açúcar. Foi durante esses anos também a maior produtora de álcool no Estado.
Em 2003, os acionistas da Medasa resolveram arrendar o parque agro-industrial para uma nova geração de empreendedores, que constituíram a Usina Santa Maria.


Neste mesmo ano, iniciou uma série de investimentos, principalmente no campo, objetivando incrementar a produção de cana-de-açúcar própria e fomentar seus fornecedores, para atingir, em breve uma moagem de mais de 1.500.000 toneladas.

Maior Produtora de Álcool da Bahia

A empresa tem como principais clientes grandes empresas como a BR Distribuidora, Shell, Esso, Chevron, Cia. Ipiranga, Total Distribuidora, Petroserra, Petrobahia, Soll Distribuidora, Alesat e outras de médio porte.
A Usina Santa Maria é a maior produtora de álcool da Bahia.
No primeiro ano de operação plena, na safra de 2005, produziu 37,4 milhões de litros de álcool e a cada ano a empresa vem se superando. Em 2006 foram 49 milhões de litros de álcool produzidos, já em 2007 atingiu-se a produção de 70 milhões e em 2008 espera-se o recorde de 81 milhões. Tais avanços são reflexo dos investimentos na área industrial e agrícola.

Redação Medeirosneto.com

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis