Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Brasil

Horário de Verão termina em alguns estados no próximo dia 17 de fevereiro

Imagem de destaque da notícia

No próximo dia 17 de fevereiro, terá fim o horário de verão, que havia se iniciado em 15 de outubro do ano passado. As datas seguiram o determinado pelo decreto 9.292/17, assinado pelo presidente Michal Temer, e que também instituíam os estados onde houve a mudança: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Nesses estados, portanto, os relógios deverão ser atrasados em uma hora à 0h do dia 18.

 

O horário de verão se justifica devido ao fato que, durante a primavera e o verão, os dias são um pouco mais longos do que as noites em parte do País. Dessa forma, o horário de verão foi instituído no intuito de se aproveitar melhor a luz natural, gerando economia de energia.

 

Influência das eleições

 

Em outubro, quando se iniciar a próxima vigência do horário de verão, sua duração será reduzida em cerca de 10 dias, começando em 21 de outubro e terminando em 16 de fevereiro de 2019. A redução atende ao pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por causa das eleições. Segundo o Tribunal, a medida facilitará a apuração dos votos, pois sem o horário de verão o País terá menos fusos horários e, portanto, a apuração de votos será agilizada. 

 

Esse ano, o primeiro turno das eleições será dia 7 de outubro e o segundo, no dia 28 do mesmo mês. 

A Tribuna

 

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis